quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Homenagem a Professora Dyone pelo Dia do Prof. de Educação Física




Homenagem a Professora Dyone pelo Dia do professor de Educação Física




Ela é Dyone.






Professores são muitos, cada um artista do seu saber. Cheios de teorias, práticas, regras, principalmente os de Educação Física. É ginástica, dança, musculação, spinning, natação... Ufa!!! Já estou cansada!

Dyone é Professora de Educação Física, ela é LIIIIIIIIIIIINDA!!! Com suas sardinhas, cabelos cacheados, apito no pescoço sempre ativa. Gosta de se sentir útil. Não costuma voltar atrás em suas palavras, acho que tudo tem a ver com o significado do seu nome, Dyone: Esposa de Zeus, o mais poderoso Deus da Mitologia Grega. Ela, às vezes faz cara de má, ás vezes cara de paisagem, às vezes elegante, e quase sempre esportiva.

Dyone sempre diz sim, é sempre amiga. É a professora preferida dos alunos da ESCOLA JOÃO de DEUS. É muito querida por todos no local em que trabalha.

No momento virou celebridade depois de ser ganhadora do troféu do blog da escola.
Dyone atenciosa,

Dyone senso maternal,

Dyone otimista,

Dyone esforçada,

Dyone celebridade!!!

Petronilha Alice Almeida Meirelles


01/09/2011

FELIZ DIA DA PROFESSORA, DYONE!!!

Deseja toda a equipe pedagógica da Escola João de Deus.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Folclore no E.I.

A semana do Folclore na E.M. João de Deus foi repleta de atividades e a turminha da Educação Infantil se divertiu e aprendeu com as histórias e os personagens do nosso Folclore! A professora Tatiane caprichou na confecção com os alunos do Boitatá, na dobradura do Boto, da Iara e do Saci! Todos os dias os alunos ouviam a história da lenda e experimentavam a confecção dos personagens!





Deu pra ver que eles amaram, né?


domingo, 28 de agosto de 2011

XV Bienal do Livro 2011

A décima quinta edição da Bienal do Livro acontecerá no Rio de Janeiro a partir de 1o de setembro. Com curta duração, a feira, realizada no Riocentro, termina no dia 11/09  e contará com inúmeras atrações. Dentre os nomes já confirmados estão Thalita Rebouças e Martha Medeiros entre os autores e  Thiago Lacerda e Cissa Guimarães entre os artistas, que se revesarão em debates, leituras de textos e  encenações de clássicos da nossa literatura além de atividades culturais e recreativas para as crianças!


Os alunos da Escola João de Deus visitarão a feira no dia 02/09. 
Em breve, teremos fotos do passeio!!!

Para ver a programação completa das atrações e informações sobre a feira clique na imagem abaixo!


Nos veremos lá!

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Hoje é dia...

Hoje, dia 25 de agosto comemoramos o Dia Soldado. A data, que tem por objetivo homenagear o trabalho dos membros do Exército, foi instituída em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército Brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Luís Alves de Lima e Silva ou o Duque de Caxias, como fico conhecido -lutou e defendeu o Brasil em diversos confrontos.
Sigam-me os que forem brasileiros
Célebre frase do Duque de Caxias, na guerra do Paraguai.

Nossos alunos do E.I. 20 não deixaram a data passar em branco e fizeram uma linda homenagem aos "Cabeças de papel" que defendem e asseguram a nossa Pátria amada! Olha como eles ficaram lindos!


Os soldadinhos do E.I. 20 e a Professora Tatiane.
Parabéns aos Soldados pelo seu dia!

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Concurso cultural "Meu desenho no convite".

Os Concursos Culturais do nosso Blog já estão virando tradição!
Então vamos dar início a mais um Concurso que certamente será um sucesso como os anteriores!
É o Concurso Cultural "Meu desenho no convite"

Para participar o aluno deverá fazer um desenho com o tema "Pro dia nascer feliz" que é o tema do Projeto Político Pedagógico de 2011 da nossa escola. O desenho deve estar em uma folha A4, deitado, com o nome completo e turma no VERSO da folha escrito à lápis e deve ser feito em sala de aula, na presença da professora.
Cada professora selecionará um desenho de sua turma para votação geral. O desenho mais votado estampará a capa do convite para a festa do projeto e será exibido aqui no Blog. Ah! e no dia da festa terá destaque estampando a camiseta das professoras!


Vamos lá, mãos à obra, criançada! Caprichem!

terça-feira, 23 de agosto de 2011

O Troféu é nossoooo!!!

Pessoaaaaal! Ganhamossssss!!!! UHU!!! Primeiríssimo lugar do Troféu RioEduca!!! 
Estamos super, ultra, mega, power ranger felizes!!!


E o momento mais esperado... o anúncio do primeiro lugar!!!!
 

Viva nós!!! Viva a E.M. João de Deus!!!

 Vejam mais fotos da Premiação abaixo!

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Hoje é dia...


Hoje, dia 22 de agosto, o Brasil comemora o Dia do Folclore.


Entende-se por folclore o conjunto de crenças, lendas, festas, superstições, artes e costumes de um povo, que normalmente é passado de geração a geração por meio dos ensinamentos e da participação real dos festejos e dos costumes. 
De origem inglesa, o folclore é uma palavra originada pela junção das palavras folk, que significa povo; e lore, que significa sabedoria popular. Formou-se então a palavra FOLCLORE que quer dizer sabedoria do povo. O folclore brasileiro, um dos mais ricos do mundo, formou-se ao longo dos anos principalmente pelos índios, brancos e negros.As lendas do Folclore Brasileiro são muitas, variam e também recebem nomes diferentes de região para região. Leia mais sobre as tradições de cada região clicando AQUI.
Para conhecer melhor algumas das lendas mais famosas do folclore Brasileiro clique em cada nome: 

 Mas o folclore não se restringe somente às lendas, são também danças, ditados populares, cantigas, versinhos tudo que pode ser ensinado, passado de geração para geração!
Então, já que "fui no Itororó beber água e não achei", para comemorar o dia do Folclore no Brasil, deixo uma cantiga de roda que você certamente já ouviu por aí!


E viva o folclore brasileiro!

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

E os ensaios não páram!

Os ensaios para a Festa do Projeto deste ano estão de vento em popa! As turmas estão empolgadas, ensaiando suas danças para arrasarem no dia da apresentação. Músicas como Oh, Happy Day, Aqui no mar, Arco-íris, Felicidade, serão a trilha sonora das turmas para representarem o tema do Projeto 2011 "Pro dia nascer feliz" que fala sobre as artes.




Não percam nossa apresentação que está com a data prevista para o dia 16 de setembro! Estamos preparando tudo com muito carinho e com certeza será um lindo show para quem vier nos assistir!

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Higiene Bucal - Programa Saúde Presente

Ontem, dia 16/08 recebemos a visita das dentistas do Programa Saúde Presente da Secretaria Municipal de Saúde.

As dentistas e agentes de saúde ensinaram aos nossos alunos a maneira correta de escovar os dentes e como usar o fio dental para deixá-los bem limpinhos e bem cuidados! 


Os alunos da turma 1201 assistiram a um vídeo educativo e foram acompanhados pela dentista do programa na hora da escovação dos dentes. Cada um recebeu um  kit para higiene bucal.






Nossos alunos aprenderam direitinho que a saúde bucal é muito importante e que dentes limpinhos e bem cuidados fazem um sorriso mais bonito!

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Nosso Blog na Final!!!!

Pessoa-al!!! Pára tudo para uma notícia de última hora:

Nosso Blog está na final do Troféu RioEduca na categoria melhor Blog de escola de toda a rede!!!!  Uhu!!! São cinco finalistas que estarão concorrendo ao primeiro, segundo e terceiro lugares!
O resultado sairá no dia 22/08, em uma cerimônia que acontecerá no Teatro Carlos Gomes no Centro da cidade! Chique, né? E nós estaremos lá!!!!
Agora, é só torcer!!! Cruzem os dedinhos, rezem, orem, façam seus pedidos pro papai do céu!


  E continuem a visitar e compartilhar com o nosso Blog! Afinal vocês são responsáveis pelo sucesso dele!!!
É a Escola Municipal João de Deus mais uma vez fazendo a diferença na educação Carioca!

Torçam, torçam muito!!!


Vejam a lista dos Blogs finalistas clicando AQUI!

Coquetel do Dia dos Pais no E.I.

O coquetel de homenagem ao dia dos Pais nas turmas de educação infantil foi um sucesso!!! Os papais se divertiram muito com seus pequenos! Vejam as fotos da turma do E.I.20, do coquetel, da homenagem, da dança e dos super pais com seus rebentos.


E.I. 10 - 1o Turno

sábado, 13 de agosto de 2011

Pai...

Pai, 

Deus pegou a força de uma montanha, 
a majestade de uma árvore, 
o calor de um sol de verão, 
a calma de um mar tranquilo,
a generosidade da natureza, 
os confortáveis braços da noite, 
a sabedoria das eras, 
o poder do vôo da águia, 
a alegria de uma manhã de primavera,
a fé de uma semente de mostarda, 
a paciência da eternidade e, 
o centro da necessidade de uma família.
Depois o pai eterno juntou todos esses ingredientes e, quando percebeu que nada mais havia para acrescentar, sentiu que sua obra prima estava completada. Olhou para essa obra e disse: “A tua missão é sagrada. Vai para a vida, vai! Só falta eu te dar um nome: Eu te batizo de Pai” Vai… Tens todo o meu apoio!

(Autor desconhecido) 

A todos os pais que enjoaram junto com as mamães durante a gravidez; a todos os pais que acompanharam cada passo de seus filhos, a todos os pais que vibram a cada conquista; a todos os pais que encorajam e dão apoio nos momentos necessários; a todos os pais que são também mães; e principalmente a todos aqueles que aceitaram a missão divina e que ensinam suas bênçãos a tornarem-se cidadãos mais amáveis, respeitosos e humanos um parabéns especial da Equipe da Escola João de Deus pelo seu dia!
Feliz dia dos Pais!

"Tornar-se pai não é difícil. Ser pai é, com toda certeza!"
Wilhelm Busch

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Homenagem aos pais e premiação do concurso.

Hoje, na entrada do primeiro e segundo turno, fizemos uma homenagem aos pais e premiamos os alunos vencedores do Concurso Cultural do Dia dos Pais. Foi uma homenagem simples, mas repleta de emoções! A professora Nádia saudou também na ocasião os estudantes pelo seu dia! Os pais puderam ser ver junto aos seus filhos nas fotos que compuseram o mural de entrada da escola.


E foram representados pelos pais dos alunos vencedores, que leram suas mensagens diretamente aos seus pais. Foi um chororô geral! Mas também, né? Foi lindo!!!!





E as homenagens não acabaram hoje, não!!! Amanhã haverá um Coquetel para os papais da Educação infantil, com muitas surpresas. Em breve teremos fotos!

Mais uma vez, parabéns aos ganhadores! Continuem participando ativamente das atividades culturais da escola!


Hoje é dia...

Hoje, dia 11 de agosto é comemorado o Dia do Estudante. Estudante é aquele que estuda, que pesquisa, que se propõe aprender algo que transforme a vida em sociedade. Antigamente, o estudante era conhecido como discípulo ou aprendiz; atualmente, é chamado de aluno ou escolar.
  • Mas você sabe por que ele é comemorado no dia 11 de agosto? 
No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro instituiu no Brasil os primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país. Ele fez isso para quem quisesse estudar não precisasse mais ir para Portugal ou Coimbra atrás de conhecimento. Cem anos depois, Celso Gand Lev propôs uma homenagem a todos estudantes do país. Desde 1927 comemora-se essa data. 


Os estudantes, como toda sociedade tem direitos e deveres! Quer saber mais sobre eles? Clique aqui!

Então, parabéns aos estudantes do Brasil e especialmente aos alunos da nossa Escola Municipal João de Deus!

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Resultado do Concurso Cultural - Dia dos Pais

Gente!!! Eu preciso desabafar! Foi um sufoco (S-U-F-O-C-O!!!!), para conseguir selecionar as cinco melhores declarações para os papais! Foi um empata daqui, desempata dali!! Os papais estão com tudo, hein! Amados de montão! Cada declaração INCRÍVEL!!!! As crianças, arrasaram! Abriram o coração e as cinco mais votadas pela comissão de professores foram:

  • Maria Eduarda Bispo - 1201
 "Agradeço a Deus por ter meu pai. Eu o amo de coração! Ele é minha paixão, meu amigo, meu amor e meu herói! Pai, obrigada por você existir! Beijos"

  • Elaine Alves da Silva - turma 1401
"Pai, não existem palavras canções ou até mesmo poemas para expressar o meu amor por você! Quando você chega fico super feliz, meu coração se enche de alegria e meus olhos de brilho. Você me ensinou várias coisas... a amar, chorar, ter esperança, ser solidária, etc. Mas a única coisa que não me ensinou foi viver  sem você!"

  • Natália de Araújo Duarte - 1502
"O amor é o sentimento mais profundo que existe. É você nunca abandonar uma pessoa. O amor é você abraçar aquele que gosta para aquecer o mesmo. O amor é dizer: Eu te amo! Como eu posso definir o amor que sinto por você pai? Não se tem uma definição certa para o amor, mas o amor que eu sinto pelo meu pai é SUBLIME! Pai, eu te amo!"


  • Yuri - 1402
 "Pai, você não é só o melhor pai do mundo, também é o melhor amigo e a melhor pessoa que eu conheço. E como diz a minha avó, se você for bom filho, será bom marido e bom pai! Você é O CARA! Te amo demais!"

  • Yamê da Silva de Castro - 1501
  "Sabe aquele pai que não larga do seu pé? Este é o meu! Pai, você é tudo que eu tenho nessa vida. Se não fosse você eu nem estaria escrevendo esta carta com o título "Pai". Obrigada por tudo que você fez por mim nestes 11 anos. Estarei ao seu lado nos piores e melhores momentos, mas de uma coisa você pode ter certeza: nunca vou te esquecer e te abandonar! Se pai e mãe fossem eternos, minha vida estaria completa! Feliz dia dos Pais! Te amo demais!"


    Não ficaram liiiiiindas? Alguém me traz um lenço, por favor?

    Parabéns aos vencedores e aos alunos que participaram! E os papais podem ficar orgulhosos! Todo este carinho é para vocês em homenagem ao seu dia!



    Ah! Amanhã na hora da entrada terá a premiação dos vencedores!!!

    segunda-feira, 8 de agosto de 2011

    Aniversários e despedidas...

    Hoje teve festa de aniversário e despedida na turma 1102, da Tia Paula.
    •  A aniversariante Maria Clara ganhou uma festinha da gatinha Marie! Todos os seus amigos festejaram seu aniversário com bolo, refrigerante e docinhos! Parabéns, Maria Clara! Que papai do céu continue te abençoando!

    •  Mas hoje também foi um dia de despedidas para a turminha... o aluno Gabriel está saindo da escola, e deixará muitas saudades! Todos ficarão menos alegres sem a sua fofura!

    "Um dos melhores alunos de minha turma e com um futuro mais que promissor. Parabéns aos pais por saberem criá-lo e educá-lo da melhor forma possível. Sentiremos muitas saudades, mas se é o melhor para você... Boa sorte, seja muito feliz e nunca se esqueça desta escola, de seus amigos e claro, da sua maravilhosa professora."       Tia Paula Helena.


      sábado, 6 de agosto de 2011

      Produção dos alunos - "Se um dia eu for embora".

      Produção dos alunos em trabalho realizado pela Sala de leitura com a turma 1401 sobre o livro "Se um dia eu for embora..." de Anna Göbel - Editora Autêntica


      • Aluna: Elaine Alves da Silva
      Se um dia eu for embora... deixe a porta aberta para eu poder te visitar.
      No outono... ou no verão
      De carro... ou de avião.
      Pela lagoa vou chegar...
      Na lua... ou pelo ar.
      Só passarei para te encontrar!
      E virei te visitar pelos raios do trovão..
      Estarei por perto na China ou no Japão...
      Nos momentos de tristezas e alegrias
      E se você de mim lembrar... o canto dos pássaros te acompanhará.
      Se um dia eu for embora, virei te visitar... sempre!
      De muitas maneiras...

      • Aluna: Rafaela Mendes Tinoco
      Se um dia eu for embora... deixe o vento bater na porta para você me escutar.
      De manhã... ou de tarde.
      Vestida de branco... da cor do ar ou das flores.
      E virei te visitar no cantinho do meu lar... e te acompanharei até o sol raiar.
      E se você guardar lembranças o meu carinho vou te dar...
      Sempre, de muitas maneiras.

      • Aluna: Vitória de Brito
      Se um dia eu for embora... deixe a porta aberta para eu poder te visitar.
      No inverno... ou no verão.
      Vestida de luz... de vento, de ar... ou de gotas de águas cristalinas.
      Eu virei te visitar no verde das folhas... e estarei perto de você na tristeza e na felicidade.
      E se você lembrar de mim com boas lembranças...
      uma linda chuva de bênçãos te acompanhará pelo caminho.
      Se um dia eu for embora, virei te visitar.
      Sempre, de diversas maneiras.

      sexta-feira, 5 de agosto de 2011

      O mistério de Marilou...

      Você conhece a Marilou?
       Descubra vendo esta linda historinha da nossa escola!

       

      História baseada em fatos reais... olha a cara da Tia Marcinha quando deu falta da Marilou!


      Esta história como tantas outras teve um final feliz! Fica triste não, Tia Marcinha, a Marilou já já volta cheirosinha!

      quinta-feira, 4 de agosto de 2011

      Nossos anjinhos especiais!

      Hoje teve aula de Educação Física na E.M. João de Deus... Os alunos se divertem muito com as brincadeiras! E nossos amigos especiais não ficam de fora da diversão! Os cadeirantes Vitória e Daniel inauguraram hoje um balanço feito especialmente para eles! Foi uma chuva de sorrisos! O problema foi sair quando a aula acabou!

      • Olha o Daniel cercado por suas anjinhas. (Professora Márcia do AEE e professoras-estagiárias)

      • E a Vitória na Casinha de bonecas com as coleguinhas! Também sob o olhar atento das anjinhas da guarda!

      Estes sorrisos são mais que especiais! São eles que motivam o nosso trabalho e nos dão a certeza de que estamos no caminho certo!
      Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...