sábado, 31 de março de 2012

Hora do Planeta - Contra o Aquecimento Global.

A Hora do Planeta é um ato simbólico, promovido há quatro anos no mundo todo pela Rede WWF, em que governos, empresas e a população em dia e hora determinados apagam as suas luzes durante sessenta minutos. A mobilização tem como objetivo a reflexão sobre o aquecimento global e os problemas ambientais que a humanidade enfrenta. 
A ONG WWF Brasil, participa de uma rede nacional comprometida com a conservação da natureza dentro do contexto social e econômico brasileiro.
A "Hora do planeta" de 2012 será hoje, às 20:30h e o Rio de Janeiro será, mais uma vez, a cidade-âncora da campanha brasileira onde ícones da paisagem carioca serão apagados, como o Cristo Redentor, a Igreja da Penha, o Monumento dos Pracinhas, a orla de Copacabana e o Arpoador.

 

No mundo todo e na sua cidade, empresa, casa... 
Em 2011, mais de um bilhão de pessoas em todo mundo apagaram as luzes durante o evento, que pela primeira vez este ano será monitorado do espaço. 

Faça sua parte! Avise um amigo, um vizinho, um parente, 
desligue todas as luzes da sua casa por 1 hora!
Pode ser bem divertido, sabia?
 Que tal admirar o céu e as estrelas durante estes minutos em prol do planeta?

Assista ao vídeo oficial da campanha 2012.

A Escola João de Deus incentiva e participa do movimento! 
Todos participando!

"Cada pessoa tem o poder de mudar o mundo em que vive!"
Saiba mais no site www.horadoplaneta.org.br 

quarta-feira, 28 de março de 2012

Vote na nossa enquete!

terça-feira, 27 de março de 2012

Passeio ao Zoológico.

Hoje, dia 27/03, as turmas 1401 e 1301 foram passear na Fundação Rio Zoo, o famoso Jardim Zoológico que tanto amamos!

  • A turma 1401, do turno da manhã foi acompanhada das professoras Rosilene e Dyone e das mães Rita e Sonia. Ao iniciar a visitação os alunos se encantaram com os répteis, mas o que fez mesmo sucesso foram os felinos!

              


Os alunos tiveram que escolher dois dos animais visitados e pesquisar sobre eles: seu nome científico, seu habitat natural, se estão ou não ameaçados de extinção... Anotaram também o nome em inglês dos animais para contar pra professora Gisela.


Outro animal que caiu no gosto dos alunos foi o Urso, que nos presenteou com um exibição, brincando para mostrar as crianças como a vida de urso é divertida! Veja o vídeo que gravamos dele:


Depois de conhecerem diversas espécies de animais os alunos assistiram a uma explicação de estagiários da Fundação sobre o ciclo e a importância da água.

E então, hora de voltar pra casa! Cheios de novos aprendizados e novidades para contar!


Viva a nossa fauna!
Para ver mais fotos da nossa aventura no zoológico, clique AQUI!

sexta-feira, 23 de março de 2012

A 1301 trabalhando com material dourado.

Material dourado é o nome de um "jogo" de pequenas pecinhas que auxiliam os alunos no trabalho com sistemas de numeração e a efetuar as operações fundamentais, fazendo-os compreender melhor o que são unidades simples, dezenas simples, centenas simples e unidade de milhar.

 
A médica e educadora italiana Maria Montessori foi a responsável pela idealização deste material, que tem como princípios:
  • desenvolver na criança a independência, confiança em si mesma, a concentração, a coordenação e a ordem;
  • gerar e desenvolver experiências concretas estruturadas para conduzir, gradualmente, a abstrações cada vez maiores;
  • fazer a criança, por ela mesma, perceber os possíveis erros que comete ao realizar uma determinada ação com o material;
  • trabalhar com os sentidos da criança.
Ao utilizar o material dourado, o aluno consegue ter uma melhor compreensão das relações numéricas na matemática pois passam a ter a imagem concreta, podendo manusear as peças, facilitando a visualização dos resultados. 
A turma 1301 teve sua primeira experiência com o material, dirigidos pela professora Tatiane. Os alunos adoraram a atividade, e ficaram muito interessados no material.

Quer treinar matemática com um material dourado virtual? 
Clique AQUI e aprenda se divertindo!

quinta-feira, 22 de março de 2012

Resultado do Desafio RioEduca 2011 - professoras premiadas!

Pessoal, vocês se lembram dos textos das professoras Dyone e Alice que foram publicados na coluna Educação Nota 10 do jornal O Globo on line e que concorriam ao Desafio RioEduca 2011? Aqueles que divulgamos aqui no Blog e que muitos de vocês comentaram na primeira etapa, eliminatória??? Pois é,  hoje saiu  resultado do Desafio. E sabem qual foi o resultado???

PRÊMIOOOOOOOOOS!!!

Os dois textos foram premiados em suas categorias: A professora Dyone foi a segunda colocada na categoria Educação Física com o texto: " O papel de um blog para muito além do espaço virtual" e a professora Alice, foi a terceira colocada na categoria Língua Portuguesa com o texto "A poesia e os misteriosos labirintos da linguagem figurada". As duas foram premiadas com um TABLET! A festa de premiação ainda não tem data marcada, mas acontecerá até o fim do mês de maio. Veja abaixo a listagem oficial dos premiados:


Gostaríamos de agradecer a todos que deixaram sua contribuição em forma de comentário nos textos na primeira etapa, e aqueles que torceram para que levássemos, mais uma vez, o nome da Escola João de Deus para o topo!!! Valeu pela torcida!!! Estamos muito felizes! Obrigadaaaaaaaaaa!!!

Dia Mundial da água, vamos economizar!

Hoje, 22 de Março de 2012, comemoramos o Dia Mundial da Água.
A data foi instituída pela ONU no ano de 1992, com o objetivo de conscientizar a população mundial e os governantes de diversos países, a economizarem água.

Você sabia que apesar de 2/3 do planeta Terra ser recoberto por água, apenas 0,008 %, do total desta água é potável, ou seja, própria para o consumo?

Pois é, esta é a importância da data de hoje: lembrar a todos que a água é nossa maior riqueza, e que devemos economizá-la para que não falte no futuro! Para isto o nosso Blog reuniu algumas dicas para ajudá-los a preservar este bem vital tão importante para nós! Vejam e sigam!

Clique AQUI para ler sobre a Declaração Universal dos Direitos da água.

Conscientizem-se! Todos economizando, hein! Façam sua parte! 
Se cada um fizer a sua, não faltará água na Terra para os nossos filhos, netos, bisnetos...

quarta-feira, 21 de março de 2012

Dia da Síndrome de Down

Hoje, dia 21/03 é o Dia Internacional da Síndrome de Down. Esta síndrome é uma condição genética na qual existe um material cromossômico ligado ao par de número 21 e por isso também é chamada de trissomia do 21. As pessoas com a Síndrome de Down possuem 47 cromossomos ao invés dos 46 normais. Apresentam características físicas específicas, principalmente nos olhos, e alguns problemas clínicos associados.
O dia 21 de março foi escolhido porque 21 é o número do par de cromossomos acometido e o mês de março (03) é a quantidade de cromossomos que o "par" 21 possui no material genético de quem é portador da Síndrome.
As crianças com Síndrome de Down, na escola, geralmente são incluídas em classe regular, e tem grandes avanços na educação. Este ano, um aluno com Down foi aprovado no vestibular para cursar faculdade! 
Conheça mais sobre este universo procurando os livros da coleção "Meu amigo Down" na Sala de Leitura da sua escola.
 

Hoje também é comemorado o Dia Mundial da Eliminação da Discriminação Racial.

Somos todos iguais perante Deus, portanto devemos respeitar as diferenças e conviver bem com elas!

segunda-feira, 19 de março de 2012

Pequenos gestos fazem uma grande diferença!

Precisa dizer mais alguma coisa? Pois é! Façamos então a nossa parte, cuidando do nosso espaço, respeitando o espaço que é comum aos outros, sendo educados! O bom exemplo é o melhor ensinamento! Cuide bem você também da nossa Cidade Maravilhosa!
Rio, nós amamos, nós cuidamos!

sábado, 17 de março de 2012

Artes - Produção dos alunos

A professora Cristiane de Artes, trabalhou o tema Circo com seus alunos da turma 1201 e selecionou algumas das produções deles para serem publicadas aqui no blog! Vejam como ficaram lindos os desenhos!

  • Aluno Yan.
  • Aluna Júlia.
  • Aluno João Batista.
  • Aluna Maria.

Nossos alunos não são uns artistas?

quinta-feira, 15 de março de 2012

Dia do circo

"Hoje tem marmelada? Tem, sim senhor! Hoje tem Goiabada? Tem, sim senhor! 
E o palhaço o que é? É ladrão de mulher!!!"

Hoje, dia 15 de março comemoramos o dia do Circo. Várias atividades foram realizadas para festejar a data e o nosso E.I., como sempre, arrasou com os alunos caracterizados de palhacinhos!

  • E.I. 10


  • E.I. 20


A Professora Cristiane, de Artes, também trabalhou o circo com os alunos:

  • Nas turmas do 2o ano ela trabalhou com o formato da tenda do circo, os alunos agregaram mais elementos e caracterizaram da maneira que preferiram.

  • Nas turmas do E.I. a professora trabalhou com música e os personagens do circo. No vídeo, a turma vivenciando os bailarinos.

E Salve o circo!

quarta-feira, 14 de março de 2012

Dia da poesia.

Hoje, dia 14 de março, comemoramos o dia da Poesia. Todos os anos, na Escola João de Deus, escolhemos um poeta para homenagear e durante duas semanas trabalhamos seus textos e sua vida. As produções destas semanas são expostas em uma linda culminância! O poeta escolhido para 2012 é o Toquinho. Músico, compositor e intérprete que sabe unir técnica e sensibilidade, o popular e o erudito na sua aquarela de sons e harmonia. Com 42 anos de carreira, gravou 81 discos, mais de 450 composições e fez cerca de 7.500 shows no Brasil e Exterior. O cantor tem especial carinho por crianças, sendo este universo tema de muitas de suas canções. 

 

A data da nossa culminância será no dia 30 deste mês! 

Quer conhecer um pouco mais sobre o nosso poeta homenageado? Sua infância, carreira, discografia... Visite o blog oficial do cantor clicando no endereço http://www.toquinho.com.br e fique na expectativa da culminância! Vai ser incrível!

Para dar o gostinho, assistam ao vídeo de uma composição do Toquinho que é muito conhecida por nossas crianças: O Pato!

 
Já estamos preparando tudo!
Você está convidado!

segunda-feira, 12 de março de 2012

Homenagem à professora Nádia pelo dia do bibliotecário.

Hoje, dia 12 de março, comemora-se o dia do Bibliotecário. Em nossa escola, a professora Nádia, da Sala de Leitura, faz este papel cuidando dos livros, catalogando os títulos, contando histórias, fazendo empréstimos para os alunos levarem seus livros favoritos para casa! Então, vamos homenageá-la, pois o dia de hoje, não deixa de ser o dia dela!!!


Parabéns, professora Nádia, pelo dia do Bibliotecário! 


Você é nossa professora-bibliotecária do coração!

quinta-feira, 8 de março de 2012

Resultado da prova Alfabetiza Rio

Hoje, 08/03 foi divulgada a listagem inicial dos resultados do Alfabetiza Rio, provas de língua portuguesa e matemática aplicadas nas turmas de 1o ano - alfabetização - em todas as escolas da rede. O resultado inicial contempla as 50 escolas melhores colocadas em toda a rede. Nossa escola ficou em 43o lugar geral e em 8o lugar na 4a CRE.


Excelentes resultados!!!
Parabéns aos pimpolhos e aos professores da alfabetização!!!

Dia Internacional da Mulher.

Hoje, dia 08 de março é o Dia Internacional das Mulheres. Este dia foi instituído em 1910 durante a conferência da Dinamarca em homenagem às mulheres que trabalhavam em uma fábrica de tecidos em Nova York, no ano de 1857, que morreram de forma bárbara, trancadas por seus empregadores no prédio incendiado em seguida, enquanto elas lutavam por melhores condições de trabalho. Este fato marcou a data que foi escolhida para tentar diminuir o preconceito e a desvalorização da mulher na época. Muitos avanços já foram conquistados desde então: o direito de votar, direito a cursar Medicina e leis que as protegem contra violência. Hoje, as mulheres ocupam um lugar essencial na sociedade, inclusive na presidência de nosso país!


Nossa escola é composta somente de mulheres, e para homenageá-las pelo dia de hoje produzimos este vídeo. 


Para todas as Lucianas, Linas, Alices, Nádias, Rosanes, Daléths, Teresas, Janaínas, Rosilenes, Tatianes, Paulas, Valeskas, Dyones, Giselas, Cristianes, Márcias, Rejanes, Deises, Anas, Mirians, Janes, Aldaires, e Marias do mundo!  Parabéns mulheres! Por todas as conquistas e pelo seu dia!

segunda-feira, 5 de março de 2012

Parabéns para... mim!!!

Hoje é um dia lindo, vocês não acham??? Esta será uma postagem hiper, super, mega, ultra egoísta... rsrs!
Bem, como sou responsável pelo blog da escola e por sempre postar aqui as notícias, festas, eventos e aniversários, sou eu quem vou postar o meu próprio!
Pois é, hoje, dia 05/03 é o meu aniversário (professora Dyone). 

Portanto, desejem um Feliz aniversário para mim, ok? Desejem que tudo de bom aconteça na minha vida, que meus sonhos se realizem, que eu tenha muitos anos de vida, digam que estou linda, que sou a melhor professora do mundo... enfim, tudo aquilo que gostamos de ouvir no dia do nosso aniversário, tá? Hehehe...


Adoro aniversários! As pessoas comemoram o dia em que vieram ao mundo, o "SEU" dia! 
E hoje é o MEU! UHU! Parabéns pra mim! :-D

domingo, 4 de março de 2012

Plantão da EMJD - Corrida das Estações Adidas

Hoje, dia 04 de março, aconteceu um evento tradicional no Aterro do Flamengo, A Corrida das Estações Adidas 2012.
O evento se divide em quatro provas durante o ano, uma em cada estação, e reúne corredores profissionais e amadores da cidade e de fora dela trazendo, a cada etapa, uma nova oportunidade dos atletas superarem seus limites e cruzarem a linha de chegada. A primeira prova, da estação Outono, relizada hoje - sendo as próximas em julho, de inverno; setembro, de primavera e dezembro, de verão - contou com duas provas: uma de 5 quilômetros e outra de 10 quilômetros e cerca de 15.000 participantes. E sabe quem estava lá?...Sim! Isto mesmo! Uma legítima representante da E.M. João de Deus, a nossa professora de Educação Física, Dyone!


A professora correu o circuito de 5km na categoria amadores com sua equipe, que contou com outros três participantes, entre eles a professora Patrícia Rodrigues da E.M. José Alpoim (5a CRE).

Outras fotos do evento e mais informações você encontra AQUI! 

E aí? Alguém se anima? Vamos lá! 
Esporte é vida, e não precisa correr! Caminhar já vale!
Portanto, vista uma roupa apropriada para o exercício, calce um tênis confortável e divirta-se!!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...