sábado, 28 de abril de 2012

Notícia de última hora!

Informamos ao nossos leitores, amigos e alunos que este BLOG não publicará postagens durante as próximas 96 horas, somente retornando às suas atividades normais na próxima quarta-feira...

Nosso Blog está "de FERIADO" !!! Dia 01/05, terça-feira é feriado do dia do Trabalho!!! E como já é comum na nossa cidade, segunda-feira é ponto facultativo e não haverá aula.
Aproveite e tire estes dias para estudar, ler, vistar um amigo ou parente, passear e se divertir!
Portanto...
Até a volta!

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Estamos torcendo por você, tia Deise!

Nós da escola João de Deus deixamos hoje a nossa homenagem em forma de torcida para a merendeira Deise, que se afastará para uma cirurgia.


Tia Deise, Deus estará ao seu lado! Desejamos que tudo corra bem e que você se restabeleça prontamente para voltar a fazer nossa merendinha gostosa de cada dia, com saúde, o que é mais importante! Estaremos em oração para que tudo dê certo!

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Compras Salão do Livro - Sala de Leitura

A professora Nádia esteve no 14o Salão do Livro e adquiriu novos volumes para a Sala de Leitura da nossa escola com a verba que recebemos para este fim!


Dentre os títulos adquiridos estão: "O Binóculo Mágico", "Quem é ela?", "O Grande Segredo", "A Minhoca Sonhadora", "Criativo até Demais!", "O Diário de Cecília", "Uma História Genial" e vários outros muitos interessantes!
De todos os livros comprados, o xodó de todos foi um clássico da antiga Coleção Vagalume (relançada para nooooossa alegria!) que certamente seus pais ou avós leram : "A Ilha Perdida". Este é imperdível! Não deixe de pegá-lo emprestado! Nós recomendamos!!!


Bom, estamos com o estoque renovado! 
A professora Nádia em breve disponibilizará os livros novos para empréstimo.
E então, você já escolheu algum?

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Experimentando o Frisbee - Educação Física

Ontem as turmas do 3o, 4o e 5o ano experimentaram o Frisbee, material apresentado primeiro aqui no Blog. Muitos alunos já haviam pesquisado sobre o assunto nos links disponíveis na postagem e conforme a explicação acontecia, iam completando as informações com o que haviam lido!

As turmas tiveram experiências diferentes de acordo com seu nível de desenvolvimento, mas todas adoraram a novidade! Os alunos se saíram bem no manejo do material e em poucos minutos estavam dominando o Frisbee e se divertindo muito!


 




Muito bem, moçada! Na próxima aula haverá mais desafios!

terça-feira, 24 de abril de 2012

Concurso Cultural - Dia das Mães

Para comemorar o dia das mães que está chegando, nós da E.M João de Deus através do nosso BLOG preparamos um Concurso Cultural para você, aluno, homenagear sua mãe! Você conhece o livro "Se as coisas fossem mães" de Sylvia Orthof? 


Clique na imagem para ler.

Procure na sala de leitura! Para participar basta ler o poema "Se as coisas fossem mães" para se inspirar e completar a frase "Se minha mãe fosse uma coisa ela seria..."  e dizer o porquê! As frases poderão ser enviadas aqui pelo blog em forma de comentário ( não esqueça e colocar seu nome completo e turma!) ou em uma folha específica que deverá ser entregue às professoras Nádia ou Dyone.

Cartazes com as instruções e as folhas para resposta estarão disponíveis em cada sala de aula.

Capriche! Pense bem e escreva com muito carinho! 
O autor da "coisa" ou da frase mais criativa será premiado!
 Participem! Afinal, as mamães merecem!!!

domingo, 22 de abril de 2012

Você conhece este objeto? - Educação Física.

Olá alunos! Novidades na área!

Vocês já ouviram falar de Frisbee? Já viram estes objetos?


Não? Aí vão algumas dicas para vocês tentarem descobrir mais a respeito.

1- Os cães adoram!
2- São muito vistos em praias, assim como o Frescobol.
3- São utilizados em um esporte que surgiu em uma fábrica de tortas americana.
4- Neste modalidade esportiva em que estes objetos são utilizados não há árbitro.
5- Serão utilizados durante as próximas aulas de Educação Física em atividades muito divertidas!!!

Descobriram? Não? Vejam o vídeo abaixo para saber mais!!! (aguardem o trailler terminar!)

        

Nosso objeto se chama Frisbee, e consiste em um disco de plástico de 20 a 25 cm de diâmetro que permitem vôos quando são lançados em rotação. 

 Se quiserem saber mais sobre o esporte visitem o site http://frisbeebrasil.com.br/Ultimate

Aguardem a novidade na próxima terça-feira!

Hoje é dia! - Descobrimento do Brasil e Dia da Terra

Hoje, dia 22 de abril é comemorado o dia do Descobrimento do Brasil


Em 22 de abril de 1500 chegava ao Brasil 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral. A primeira vista, eles acreditavam tratar-se de um grande monte, e chamaram-no de Monte Pascoal. Após deixarem o local em direção à Índia, Cabral, na incerteza se a terra descoberta tratava-se de um continente ou de uma grande ilha, alterou o nome para Ilha de Vera Cruz. Após exploração realizada por outras expedições portuguesas, foi descoberto tratar-se realmente de um continente, e novamente o nome foi alterado. A nova terra passou a ser chamada de Terra de Santa Cruz. Somente depois da descoberta do pau-brasil, ocorrida no ano de 1511, nosso país passou a ser chamado pelo nome que conhecemos hoje: Brasil. 

Hoje também é comemorado o Dia da Terra

O Dia foi criado por um senador americano chamado Gaylord Nelson, que era ativista ambiental, no dia 22 de Abril de 1970. Hoje, O Dia da Terra é um evento enorme. As maiores cidades do mundo todo organizam passeatas, discursos e esforços voluntários para plantar árvores e limpar parques. A data tem por finalidade criar uma consciência comum aos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger a Terra.


Algumas curiosidades sobre o Planeta Terra:
  • Tem em torno de 4,5 bilhões de anos.
  • Tem 510,3 milhões de km2 de área total.
  • Aproximadamente 97% da superfície da Terra é composta por água.
  • O ponto mais alto da Terra é o Everest no Nepal - China com aproximadamente 8.800 metros.
  • A população humana atual da Terra é de aproximadamente 6 bilhões.
Afinal, você sabe como pode contribuir fazendo a sua parte nesta luta? Que impacto você causará na Terra com suas ações no dia a dia? O site da National Geographic preparou um teste para ajudar a você a se conscientizar! Clique na palavra TESTE para fazer! 

Faça sua parte hoje e sempre para  conservar nosso planeta saudável!

Passeio do EI 10 ao Zoológico

Nós, do EI 10, também fomos ao zoológico!
Foi uma tarde prazerosa e divertidíssima de aprendizado!

A turma 1.202, da Profª Valeska, também curtiu este maravilhoso passeio!


As crianças curtiram demais! Principalmente a farra no ônibus, sempre acompanhados de perto por mim (profa. Paula), e as mães colaboradoras Rachel, Eclair e Nancy, que me ajudaram muito com meus pequenos.


Os animais que eles mais curtiram foram os macacos, principalmente o do bumbum vermelho, o leão, o pinguim que parecia estar sorrindo pra eles e os jacarés.




E finalmente a parada pro lanchinho!


Olha a felicidade da galerinha!


Agora, acabou! Até o próximo passeio, beijos no coração!!!



sexta-feira, 20 de abril de 2012

Passeio EI 20 ao Zoológico

Com o objetivo de orientar os alunos e despertá-los para conhecer a vida dos animais surgiu o nosso Projeto "Na festa do coelho ninguém pode faltar! Todos os animais vamos convidar!"
Partindo do desenvolvimento do projeto de Páscoa, trabalhamos sobre os animais, que são seres vivos de muita importância para o planeta Terra e também para a vida do homem.
Como estratégias para o desenvolvimento do nosso projeto utilizamos a leitura de fábulas, onde as crianças foram capazes de mergulhar no mundo da fantasia e de questões morais encontradas nessas histórias, trabalhamos letras de músicas, como a apresentada em nosso Sarau de Poesias (O ursinho de pelúcia - Toquinho) e exibimos filmes acerca do tema.
E para, finalmente, encerrarmos esse lindo projeto fomos visitar o Zoo Rio. Ali vivenciamos tudo o que foi visto em sala de aula. Foi um sucesso!

Até cantamos parabéns para o nosso amigo, o macaco Paulinho!
Fizemos a festa... Dia maravilhoso!

quinta-feira, 19 de abril de 2012

1,2,3 indiozinhos!

Hoje, dia 19/04 comemora-se o dia do Índio. A data foi criada  no Brasil em 1943 pelo então presidente Getúlio Vargas. O dia 19 de abril foi escolhido por marcar a data em que os líderes indígenas participaram do primeiro Congresso Indigenista Interamericano, ocorrido no México em 1940. 

O dia do Índio é importante para relatar os direitos indígenas e fazer com que o povo brasileiro saiba da importância que eles tem na nossa história. Um povo que foi massacrado, humilhado e escravizado pelos colonizadores, mas que foram responsáveis por importantes tratamentos medicinais caseiros, comidas típicas e métodos de plantios que são pioneiros de sua cultura.



Várias atividades foram trabalhadas na escola. O E.I. 20 aprendeu que ser índio não é só estar nu ou pintado, não é algo que se veste. A cultura indígena faz parte da essência da pessoa. Embora muitos índios hoje usem roupas e vivam misturados à sociedade, os alunos se caracterizaram de índios, para mostrar que  no Brasil ainda há muitas tribos indígenas que usam cocar, pintam o corpo, cantam, dançam e mantém seus rituais.




Eles não são uma fofura?

Fotos do Salão do livro.

Hoje, como já havíamos falado aqui no blog, fomos aos 14o Salão do Livro FNLIJ, lá no Centro de Convenções Sulamérica, no Centro da Cidade. O ônibus nos buscou às 12:00h., já estávamos prontos esperando a partida! 


A professora Dyone foi acompanhando o grupo de alunos e as professoras Nádia e Alice foram comprar livros novos para nossa Sala de Leitura.


Os alunos adoraram a feira, e alguns compraram vários livros! Pesquisaram todos os stands e compraram títulos muito bacanas! 
     

Depois foi a hora do lanche...

E então hora de se despedir, mas antes, pegar o livro que cada aluno recebe de brinde na saída do evento. O título escolhido foi "A linguagem dos pássaros."


Muito educativo e cultural! 
Afinal de contas, como diria nossa coordenadora Alice, os livros sempre nos fazem viajar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...