quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Dia do Trânsito - Atividade integrada sobre orientação espacial

Hoje, dia 25 de setembro, foi o dia do trânsito! A partir do pedido da professora Vânia Freitas do 3° ano, para que a professora Dyone, de educação física, reforçasse em suas aulas o conteúdo sobre orientação espacial, pois muitos alunos erraram a questão na prova, surgiu uma atividade integrada muito bacana!

Com o propósito de abordar o trânsito enquanto sistema de ordem, com placas, símbolos, sinais e regras e a localização geográfica, na forma de lateralidade, endereço e sentido, a professora Dyone criou, com giz no chão do pátio, a planta de um bairro fictício, com ruas, praças e estabelecimentos que ajudariam os alunos a se localizar. 

  

Depois de explorarem livremente o espaço, os alunos foram desafiados a responder a doze perguntas relacionadas ao desenho, como "qual a cor da casa que fica do lado direito do hospital?" ou, "qual o nome da primeira rua que fica à direta da padaria?" 

  

As ruas receberam nomes de funcionários da nossa escola, que ficaram muito orgulhosos com a homenagem!

  

  

  


A atividade foi planejada para as turmas de terceiro ano, mas todas as turmas da escola passearam pelo grande mapa! A atividade foi muito interessante, e os alunos puderam vivenciar na prática, os conceitos de direita/esquerda, mão/contramão, sinalizações de trânsito, símbolos e placas. A integração da disciplina de inglês, com a professora Gisela, se deu com a tradução dos nomes dos estabelecimentos e ruas do mapa para a língua inglesa, conteúdo que ela já havia trabalhado em sala com os alunos.

  

Ao final da atividade, os alunos foram convidados a fazer o desenho da planta da rua da sua casa! Com todos os detalhes e estabelecimentos que estão situados na rua aonde residem.
É preciso dizer que eles amaram tudo? Não, né?


 Parabéns às professoras Dyone, Vânia e Gisela e a todas as professoras que aproveitaram a atividade para trabalhar o trânsito. 
Quer ver mais fotos sobre a nossa atividade integrada? 
Clique AQUI para ser redirecionado à nossa fanpage no facebook.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Green Nation Fest 2014 - Prêmio de melhor documentário profa Dyone

O Green Nation Fest é um festival interativo e sensorial que estimula o público visitante a agir por um mundo mais sustentável. O evento trata de questões ambientais de maneira descontraída, usando cinema, educação, esporte e moda para abordar o assunto.
A cada dois anos, o festival promove uma mostra competitiva nas categorias animação, documentário, ficção, roteiro, fotografia, cartoon, blog, Twitter, Facebook, filme institucional e filme publicitário, onde os participantes, mediante uma inscrição, enviam suas obras para a apreciação dos jurados ou do juri popular, formado pelo público que visita o evento nos dias em que acontece.


Pelo segundo ano consecutivo, nossa escola, por intermédio da professora Dyone Andrade, de Educação Física, participou do festival com o vídeo "O que eu quero para o futuro do mundo", parte integrante do projeto sobre sustentabilidade, desenvolvido no ano de 2012 em razão da RIO+20. 


O mini documentário surgiu da iniciativa da professora em integrar a sua disciplina, educação física, no projeto. Por meio de debates e discussões promovidas durante as aulas, a professora Dyone colheu o depoimento dos alunos sobre o que queriam para o futuro do mundo, o que deu origem ao documentário inscrito no festival. Ontem, dia 14/09, a obra recebeu o prêmio de melhor documentário eleito pelo voto popular de 2014!


A professora Dyone,acompanhada de seus familiares e da diretora Luciana Landrino compareceu à cerimônia de premiação que aconteceu no Museu da República, no bairro do Catete, para receber o troféu e os prêmios pela obra!

Professora Dyone, diretora Luciana Landrino,  Luiza Landrino, acessora da secretaria municipal de educação, Monica Melo.
O Prêmio foi apresentado pela madrinha do festival, a atriz Juliana Paes, e foi entregue pelo ator Eriberto Leão.
O ator Milton Gonçalves, também entregou os prêmios aos vencedores.
Veja no link abaixo o momento do anúncio do nosso vídeo vencedor.

Parabéns aos premiados! Para saber mais sobre o evento, clique no link e visite o site!
Você também poderá assistir às outras obras premiadas.

E para ver mais fotos do evento e da premição, visite a nossa fanpage no facebook! Clique AQUI!

Parabéns, professora Dyone!
Parabéns, E.M. João de Deus!
Vamos preservar o meio ambiente!

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

A Sala de Leitura recomenda!

A professora Nádia da Sala de Leitura recomenda o livrinho "Os três porquinhos malcriados e o lobo bom" de Liz Pichon, editora Ciranda Cultural.
 
 
 
O livrinho está disponível para empréstimo na sala de leitura!
Leia e dê sua opinião!

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Passeio ao MAR - 1302.

Hoje, dia 10/09, nossa escola foi visitar o Museu de Arte do Rio, o famoso MAR.


O museu, que fica localizado no Centro do Rio e tem uma arquitetura linda, é um importante marco da revitalização da região e abriga exposições de grandes artistas.


Nossos pequenos, como sempre, estavam muito atentos e muito interessados em todas as obras que visitaram.



Acompanhados pela professora Vânia Freitas e pela coordenadora Alice, os alunos curtiram muito o passeio e puderam aprender um pouquinho mais sobre arte!


Veja mais na nossa fanpage do facebook!

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Resultado do IDEB 2013.


Top! Mais uma vez orgulhosos de fazermos parte da família João de Deus, que desde sempre vem crescendo e mantendo a regularidade, sem discrepâncias absurdas de um ano para o outro! Trabalho sério, compromisso, dedicação e muito, muito amor pelo que fazemos! Parabéns a todos os profissionais que contribuíram para mais este índice fantástico! 
Luciana Landrino, Lina Jordão, Nádia, Petronilha Alice Meirelles, Viviane Antonio, Rejane Barbosa, Janaina Maia, Letícia Boni, Valeska Barboteu, Rosilene Azeredo, Vania Freitas, Mirian Cruz, Paula Helena, Daisy Martins, Dyone Andrade, Gisela Baptista, Aline Devesa, D.Ana, Anderson Arguim, Ana Paula Mendes.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...