Artes Plásticas


A disciplina de Artes Plásticas tem uma função tão importante quanto à dos outros conhecimentos no processo de ensino e aprendizagem. A área de Artes está relacionada com as demais disciplinas do ensino fundamental, caminhando juntas no processo de desenvolvimento integral do aluno. 
Segundo o PCN, 1997, a educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico, da percepção estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: O aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção, imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas.
Para tanto, os objetivos do ensino de artes neste segmento visam levar o aluno à: 
- Expressar e saber comunicar-se em artes mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas; 
- Interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), experimentando-os e conhecendoos de modo a utilizá-los nos trabalhos pessoais; 
- Edificar uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e conhecimento estético, respeitando a própria produção e a dos colegas, no percurso de criação que abriga uma multiplicidade de procedimentos e soluções; 
- Compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo respeitando e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como as demais do patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos; 
- Observar as relações entre o homem e a realidade  com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, indagando, argumentando e apreciando arte de modo sensível; 
- Compreender e saber identificar aspectos da função e dos resultados do trabalho do artista, reconhecendo, em sua própria experiência de aprendiz, aspectos do processo percorrido pelo artista; 
- Buscar e saber organizar informações sobre a arte em contato com artistas, documentos, acervos nos espaços da escola e fora dela (livros, revistas, jornais, ilustrações, diapositivos, vídeos, discos, cartazes) e acervos públicos (museus, galerias, centros de cultura, bibliotecas, 
fonotecas, videotecas, cinematecas), reconhecendo e compreendendo a variedade dos produtos artísticos e concepções estéticas presentes na história das diferentes culturas e etnias.




Professora Cristiane

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