sexta-feira, 18 de maio de 2012

Artes - Disco de Newton


A luz está em todo lugar. Ela possibilita enxergar tudo à nossa volta. Mas você sabia que a luz branca, vinda do sol ou de uma lâmpada comum é, na verdade, formada basicamente pelas cores do arco-íris? Nossos alunos aprenderam isto ontem, quinta-feira 17, na aula de artes com a professora Cristiane. Os alunos do 4o e 5o ano construíram um Disco de Newton.  


O disco de Newton tem este nome devido ao cientista e físico inglês Isaac Newton, que foi quem criou o objeto a fim de provar sua teoria. Ele consiste em um círculo dividido em sete partes iguais coloridas com as cores do arco-íris.

Quando este círculo é girado, os olhos enviam as imagens ao cérebro e acompanham a velocidade até certo ponto. O cérebro recebe as informações e projeta uma imagem fixa. Como a luz branca é formada por todas as outras cores, o cérebro junta as imagens recebidas do disco, fazendo com que ele pareça branco.


Não é legal? Os alunos adoraram!


Um comentário:

  1. achei o blog muito legal, tem muita informação, muitos trabalhos legal e criativos ... muita sorte pra tds vcs !!! beijos s2
    30/10/2012

    ResponderExcluir

Aguarde em breve seu comentário aparecerá na postagem após ser moderado pelo editor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...