segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Brincar é preciso! - Desenvolvimento motor da criança.

Você já ouviu falar na expressão "analfabetismo motor"? Esta expressão foi usada pelo Doutor em Educação Física Luiz Roberto Rigolin, para definir a situação de crianças que não desenvolvem as habilidades físicas durante a infância, por falta de brincadeira. É isso mesmo, pessoal! Brincar é preciso! E você, pai, pode ser responsável por esta condição do seu filho!


Leia um trecho da reportagem do professor publicada no site da Folha de São Paulo onde ele fala sobre as dificuldades atuais da educação motora:
  • Folha - Nunca se falou tanto de atividade física, mas as crianças estão cada vez mais sedentárias. O que acontece?
  • Luiz Roberto Rigolin - A prática de exercícios resulta do desenvolvimento motor, processo que começa desde que a criança nasce. Ela precisa experimentar todas as possibilidades de movimento para desenvolver habilidades físicas. Hoje tem menos oportunidade de fazer isso. Estamos criando uma geração de analfabetos motores.
  • Folha - Como chegamos a isso?
  • Luiz Roberto - Começa pela reclusão urbana. A grande preocupação dos pais é com a segurança. Têm medo de soltar o bebê, ele pode se machucar. Quando o filho começa a crescer, não pode brincar na rua, por causa do risco de assalto... O outro elemento é a tecnologia. Com os brinquedos tecnológicos a criança desenvolve várias habilidades cognitivas, sem dúvida, mas muito pouco da parte motora. E as escolas também não querem ter problemas com pais preocupados em proteger os filhos, então dão poucas opções para a criança experimentar seu corpo de forma mais solta, quando o risco de se machucar é maior.
  • Folha - A educação motora inclui "esfolar" o joelho às vezes?
  • Luiz Roberto - Sim, isso é fundamental, mas também é natural o adulto querer ajudar a criança para que ela não se machuque.
  • FolhaComo os pais podem ajudar?
  • Luiz Roberto - Com bebês, eles precisam estruturar a casa para deixar a criança subir no sofá, empurrar e puxar objetos etc. E precisa ter alguém acompanhando. Se é o pai, a mãe ou a babá que vai fazer isso, não importa, o que interessa é que a criança tenha oportunidade de experimentar. Depois, dos três aos sete anos, os pais podem fazer com que a criança adquira o gosto pela atividade física. Isso não é feito só em casa, inclui a escola, o parque, a rua.
  Leia a reportagem na íntegra clicando no AQUI.

E então? Que tal aproveitar as férias para ajudar seu filho a se desenvolver motoramente?
É fácil! Incentive-o a sair da frente do computador! Ensine a ele uma brincadeira da sua época, leve-o à praça, saia para andar de bicicleta, enfim, brinquem e divirtam-se!


2 comentários:

Aguarde em breve seu comentário aparecerá na postagem após ser moderado pelo editor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...