sexta-feira, 5 de julho de 2013

É tempo de amarelinha!

Os alunos da E.M. João de Deus adoram brincar de amarelinha durante as aulas de Educação Física, mas como a amarelinha tradicional já ficou fácil para os nossos puladores de plantão, a professora Dyone inventou a "AMARELONA". 


Trata-se de uma sequência de quadrados tal qual a da amarelinha que conhecemos, mas que não termina no número oito! Os quadrados se prolongam e fazem até curva, dando origem a AMARELONA! 


Para pular a amarelona o aluno se utiliza dos mesmos princípios da amarelinha tradicional: onde há um quadrado, pula-se com apenas um pé, onde há dois quadrados, pula-se com os dois pés. 


A atividade é muito proveitosa pois faz com que os alunos desconstruam aquela estrutura da amarelinha já conhecida e precisem exercitar o cérebro para executar os novos movimentos rapidamente, estimulando a rapidez de raciocínio, além da agilidade, equilíbrio e coordenação.


Um desdobramento da atividade foi nomeado pela professora de "Desafio". Em algumas casas da Amarelona, foram desenhadas algumas figuras (sol, flor, estrela e coração). A cada nova rodada, foi pedido aos alunos que não pisassem nas casas com determinados desenhos. Isto fez com que os alunos precisassem redobrar a atenção para a nova dificuldade!


Os alunos adoraram a Amarelona!
Divertiram-se e se desenvolveram brincando!

4 comentários:

  1. Amava brincar de amarelinha!Brincar de "amarelona" deve ser demais!Por favor, quero ser convidada com antecedência para vir de tênis!!!

    ResponderExcluir
  2. Opa! Com toda certeza! Já está convidada! Será avisada! Beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal! Aqui na escola, além da amarelinha tradicional, também fazemos a amarelinha de letras. Quando a pedrinha cai na letra, a criança vai pulando e falando palavrinhas que comecem com ela! É muito divertido! Bela ideia a amarelona!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Adorei a ideia da amarelinha de letras! Já vou testar! Obrigada pela dica!

      Excluir

Aguarde em breve seu comentário aparecerá na postagem após ser moderado pelo editor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...