sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Experiência sensorial na aula de Educação Física.

Os alunos das turma 1501 e 1401 tiveram uma experiência sensorial muito divertida e interessante na aula de educação física da professora Dyone. Para trabalhar o controle de bola no basquete, a professora, que já havia trabalhado anteriormente a coordenação óculo-manual (olho-mão) com os alunos, propôs um desafio às turmas: com os olhos vendados, deveriam primeiramente dominar a bola, quicando ao menos dez vezes, sem se deslocar no espaço. 



Depois que todos conseguiram, o desafio foi ampliado! Em duplas, com o auxílio de um guia (amigo com os olhos sem venda), os alunos deveriam se deslocar por uma distância reta, delimitada por cones, quicando a bola, sem perder seu manejo.

   


 

A atividade foi muito interessante e a experiência, enriquecedora! Os alunos puderam se situar melhor no espaço, utilizar o tato e a audição de forma mais aguçada, medir a força que deveriam imprimir na bola para que pudessem controlá-la mais facilmente, estabelecer uma relação de confiança com o amigo "guia", já que não poderiam enxergar, e paralelamente, experimentar se locomover no espaço privado do principal sentido, a visão.

Ao final, os alunos foram convidados a relatar o que sentiram enquanto estavam realizando a atividade de olhos vendados. Muitos disseram ter sido muito difícil controlar a bola sem enxergar, outros disseram ter sentido medo de tropeçar e que os primeiros passos foram os mais difíceis, mas relataram que ficaram satisfeitos quando conseguiram "dar um jeito".

Que tal tentar fazer uma tarefa comum com os olhos vendados?
Você também sentirá dificuldades no início, mas depois vai ficando mais fácil!!
Experimente e depois conte-nos como foi nos comentários!

3 comentários:

  1. Excelente atividade!!! Muito interessante!!! Vc é show professora Dyone.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal! Nessa atividade as crianças também se colocam no lugar do amigo com dificuldade visual. Uma experiência e tanto!

    ResponderExcluir

Aguarde em breve seu comentário aparecerá na postagem após ser moderado pelo editor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...