quinta-feira, 1 de março de 2012

Parabéns CIDADE MARAVILHOSA!

Hoje, dia 01 de março a Cidade do Rio de Janeiro faz 447 anos.  A Cidade Maravilhosa foi fundada no Morro Cara de Cão, na Urca, em 1º de março de 1565, por Estácio de Sá, com o nome de São Sebastião do Rio de Janeiro, em homenagem ao então Rei de Portugal, D. Sebastião. Dois anos depois, por questões de segurança, a sede se mudou para o Morro do Castelo, onde os 120 portugueses, comandados por Mem de Sá, derrotaram os franceses, que ocupavam a área. 


A Cidade Maravilhosa já foi aclamada por grandes poetas e músicos, está mais que presente no cinema e nas artes plásticas, faz parte do cartão-postal do Brasil e, mesmo assim, só quem respira um pouco do clima carioca sabe o que estas artes tentam exprimir. Não adianta, do mesmo jeito que “ser carioca” é um estado de espírito que não se perde mesmo longe do sol e do mar, qualquer um que põe os pés na nossa cidade ganha um pouco desse ar descontraído, esperto e bem-humorado. Vários compositores cantaram a cidade como ninguém... João de Barro com "Copacabana"; Roberto Menescal e Boscoli com "Rio que mora no mar"; Ismael Netto e Antônio Maria com a "Valsa de uma Cidade" e  Tom Jobim com "Garota de Ipanema" e o "Samba do avião" que tem sua letra transcrita abaixo:

Samba do avião 
Tom Jobim

Minha alma canta
Vejo o Rio de Janeiro
Estou morrendo de saudades
Rio, seu mar
Praia sem fim
Rio, você foi feito prá mim
Cristo Redentor
Braços abertos sobre a Guanabara
Este samba é só porque
Rio, eu gosto de você
A morena vai sambar
Seu corpo todo balançar
Rio de sol, de céu, de mar
Dentro de mais um minuto estaremos no Galeão
Copacabana, Copacabana
Cristo Redentor
Braços abertos sobre a Guanabara
Este samba é só porque
Rio, eu gosto de você
A morena vai sambar
Seu corpo todo balançar
Aperte o cinto, vamos chegar
Água brilhando, olha a pista chegando
E vamos nós
Pousar...

Portanto, Rio, desejamos que suas belezas naturais sejam cada vez mais respeitadas por seus habitantes, e que continue sorrindo a cada nascer do sol, proporcionando a todos nós paisagens deslumbrantes que fazem da gente, seu povo, o mais feliz, bonito, alegre do Universo!

Feliz Aniversário, Cidade Maravilhosa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguarde em breve seu comentário aparecerá na postagem após ser moderado pelo editor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...