quarta-feira, 16 de maio de 2012

Hoje é dia... Dia do Gari.

Hoje, dia 16/05 é comemorado o Dia do Gari, os profissionais responsáveis pela limpeza pública.  


Mas você sabe por que os chamamos de GARIS?
O nome Gari veio do homem que marcou a história da limpeza pública no Rio de Janeiro, o francês Aleixo Gary, que em 1876 foi o primeiro empresário a assinar contrato com o Ministério Imperial para organizar o serviço de limpeza pública da cidade, sendo seu sucessor seu primo, Luciano Gary.

O trabalho dos Garis é extremamente importante para os cidadãos, afinal, é ele que cuida das cidades e também da nossa saúde, pois todos sabem que em ambiente limpo, dificilmente os transmissores de doenças sobrevivem. 
Viver em uma cidade de ruas limpas e conservadas é desejo de todos, mas para isto, além do trabalho do Gari, cada cidadão deve fazer sua parte na conservação da limpeza e, de quebra, ajudar na preservação do meio ambiente. Como? Que tal começar pela sua casa? Separando o lixo e reutilizando materiais que seriam descartados, ou seja, reciclando!
A coleta seletiva é o primeiro passo para a reciclagem. Ela visa separar e classificar o lixo para que se possa aproveitar tudo o que é reciclável. Geralmente, separa-se o material inorgânico - vidro, papel, metais, plásticos - do orgânico, composto de restos de comida, frutas, verduras, aparas de grama e esterco de animais. Com certeza você já viu estas lixeirinhas coloridas por aí!


Mas é preciso prestar a atenção, pois nem todo lixo pode ser reciclado. Apenas papel, metal, plástico e vidro - dependendo de seus tipos. Confira no quadro abaixo:

Veja que exemplo legal de reaproveitamento de materiais:
 
Pote de sorvete decorado, virou porta esmaltes.

Com esta atitude você estará colaborando com o meio ambiente. Veja quanto tempo cada material leva para se decompor quando deixamos de reciclá-los e os jogamos no lixo:

Viu? Use sua criatividade e colabore com o meio ambiente e com os Garis!!!
Parabéns para todos os garis e principalmente ao nosso gari Fabiano que sempre deixa a nossa escola limpinha!

3 comentários:

  1. Muito legal o post. Super instrutivo. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Que lindo!!! Boa ideia para vender e ganhar um dinheirinho...

    ResponderExcluir
  3. O isopor - ou EPS - é 100% reciclável e algumas empresas já se dedicam ao reaproveitamento deste material :)

    ResponderExcluir

Aguarde em breve seu comentário aparecerá na postagem após ser moderado pelo editor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...