quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Dia do Trânsito - Atividade integrada sobre orientação espacial

Hoje, dia 25 de setembro, foi o dia do trânsito! A partir do pedido da professora Vânia Freitas do 3° ano, para que a professora Dyone, de educação física, reforçasse em suas aulas o conteúdo sobre orientação espacial, pois muitos alunos erraram a questão na prova, surgiu uma atividade integrada muito bacana!

Com o propósito de abordar o trânsito enquanto sistema de ordem, com placas, símbolos, sinais e regras e a localização geográfica, na forma de lateralidade, endereço e sentido, a professora Dyone criou, com giz no chão do pátio, a planta de um bairro fictício, com ruas, praças e estabelecimentos que ajudariam os alunos a se localizar. 

  

Depois de explorarem livremente o espaço, os alunos foram desafiados a responder a doze perguntas relacionadas ao desenho, como "qual a cor da casa que fica do lado direito do hospital?" ou, "qual o nome da primeira rua que fica à direta da padaria?" 

  

As ruas receberam nomes de funcionários da nossa escola, que ficaram muito orgulhosos com a homenagem!

  

  

  


A atividade foi planejada para as turmas de terceiro ano, mas todas as turmas da escola passearam pelo grande mapa! A atividade foi muito interessante, e os alunos puderam vivenciar na prática, os conceitos de direita/esquerda, mão/contramão, sinalizações de trânsito, símbolos e placas. A integração da disciplina de inglês, com a professora Gisela, se deu com a tradução dos nomes dos estabelecimentos e ruas do mapa para a língua inglesa, conteúdo que ela já havia trabalhado em sala com os alunos.

  

Ao final da atividade, os alunos foram convidados a fazer o desenho da planta da rua da sua casa! Com todos os detalhes e estabelecimentos que estão situados na rua aonde residem.
É preciso dizer que eles amaram tudo? Não, né?


 Parabéns às professoras Dyone, Vânia e Gisela e a todas as professoras que aproveitaram a atividade para trabalhar o trânsito. 
Quer ver mais fotos sobre a nossa atividade integrada? 
Clique AQUI para ser redirecionado à nossa fanpage no facebook.

Um comentário:

  1. Parabéns Dyone !! Sabe que admiro o seu trabalho e o de toda equipe da João de Deus! Adoro a Luciana Landrino..sou fã de carteirinha!! Adorei a atividade!! Muita Luz! Beijos

    ResponderExcluir

Aguarde em breve seu comentário aparecerá na postagem após ser moderado pelo editor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...