terça-feira, 29 de novembro de 2011

Festa de Ação de Graças

Hoje, dia 29/11, aconteceu a Cerimônia de Ação de Graças na E.M. João de Deus em comemoração ao dia de Ação de Graças, ocorrido na quarta Quinta-feira de novembro (24/11). A festa já uma tradição na escola, onde todos os anos fazemos a campanha de doação de alimentos. Este ano o gênero alimentício que será doado ao Hospital Mário Kroeff é o leite em pó. (Após a apuração da quantidade arrecadada divulgaremos os números aqui!)


A comemoração aconteceu em dois turnos, e como de costume foi muito emocinante, com as turmas agradecendo à Deus pelo ano e pela vida! Em breve teremos fotos e mais detalhes do evento!
  • Mas você sabe o qual o verdadeiro significado do Dia de Ação de Graças?
O Dia de Ação de Graças é uma tradição nascida nos Estados Unidos, com uma grande festa de gratidão a Deus, promovida pelos colonos fundadores de Plymouth, no estado de Massachusetts. Depois de dois anos de grandes atribulações sofridas, eles viram a sua situação melhorar em 1621 e, em função disso, por iniciativa do governador local, decidiram agradecer com uma grande festa. Para os peregrinos puritanos, que haviam chegado ao continente americano, fugindo da perseguição religiosa em sua terra natal, as novas condições tinham sido muito adversas e os que conseguiram sobreviver, tinham realmente todos os motivos para agradecer. O “Thanks-Giving Day”, ou dia de ação de graças, tornou-se mais tarde, o Dia Nacional de Ação de Graças, consagrando-se, para tal, a quinta-feira da quarta semana de do mês de novembro de cada ano.
No Brasil, a instituição do Dia Nacional de Ação de Graças deve-se ao embaixador brasileiro Joaquim Nabuco que ao participar em Washington (Estados Unidos), da celebração desta festividade, assim se expressou: “Eu quisera que toda a humanidade se unisse, num mesmo dia, para um universal agradecimento a Deus”. O desejo do embaixador de então começou a efetivar-se no Brasil, com a aprovação pelo Congresso Nacional, da Lei 781, no governo do Presidente Eurico Dutra, estabelecendo a última quinta-feira do mês de novembro como o Dia Nacional de Ação de Graças, posteriormente alterado para a quinta-feira da quarta semana do mês de novembro de cada ano, coincidindo assim com a data celebrada em outros países.

4 comentários:

  1. E foi linda essa festa, como sempre ,adoro dia de Ação de graças .Ah,por favor não esqueça de postar as fotos para que quem não pôde ir,ver um pouco dessa festinha abeçoada!

    ResponderExcluir
  2. Dione, assim que vc puder coloque as fotos, eu gostaria muito de ter ido mas, não posso ficar pedindo para sair cedo sempre do trabalho, vc entende né, o Matheus falou que ficou muito bonito!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Que iniciativa legal! Levarei a idéia pra minha escola. Glauce Fontes!

    ResponderExcluir

Aguarde em breve seu comentário aparecerá na postagem após ser moderado pelo editor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...