quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Aniversário do Bondinho do pão de açúcar.

No dia 27 de outubro um ícone da nossa paisagem carioca completou 100 anos! O teleférico do Pão de Açúcar, mais conhecido como o Bondinho, no alto dos seus 396 metros de altura, foi idealizado pelo engenheiro Augusto Ramos e já foi cenário de filmes internacionais como 007, sendo o maior centro de escalada do país.

Há várias versões históricas a respeito da origem do nome "Pão de Açúcar". Segundo o historiador Vieira Fazenda, foram os portugueses que deram esse nome, pois durante o apogeu do cultivo da cana-de-açúcar no Brasil (século XVI e XVII), após a cana ser espremida e o caldo fervido e apurado, os blocos de açúcar eram colocados em uma forma de barro cônica para transportá-lo para a Europa, que era denominada pão de açúcar. A semelhança do penhasco carioca com aquela forma de barro teria originado o nome.

Vejam o documentário sobre a história da sua construção.

Nossa escola não deixou de celebrar a data! A professora Nádia da Sala de Leitura preparou um lindo mural com informações e curiosidades sobre o Bondinho.

   

A Professora Janaína, do E.I. 20 fez uma produção coletiva com os alunos em que eles coloriram o cartaz que homenageia o centenário do Bondinho com cola colorida.


Para conhecer mais sobre o bondinho do Pão de Açúcar visite o site oficial clicando no link: http://www.bondinho.com.br

Parabéns ao Bondinho do Pão de Açúcar que há 100 anos completa a paisagem natural da nossa Cidade!

Um comentário:

Aguarde em breve seu comentário aparecerá na postagem após ser moderado pelo editor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...