segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Hoje é dia...


Hoje, dia 22 de agosto, o Brasil comemora o Dia do Folclore.


Entende-se por folclore o conjunto de crenças, lendas, festas, superstições, artes e costumes de um povo, que normalmente é passado de geração a geração por meio dos ensinamentos e da participação real dos festejos e dos costumes. 
De origem inglesa, o folclore é uma palavra originada pela junção das palavras folk, que significa povo; e lore, que significa sabedoria popular. Formou-se então a palavra FOLCLORE que quer dizer sabedoria do povo. O folclore brasileiro, um dos mais ricos do mundo, formou-se ao longo dos anos principalmente pelos índios, brancos e negros.As lendas do Folclore Brasileiro são muitas, variam e também recebem nomes diferentes de região para região. Leia mais sobre as tradições de cada região clicando AQUI.
Para conhecer melhor algumas das lendas mais famosas do folclore Brasileiro clique em cada nome: 

 Mas o folclore não se restringe somente às lendas, são também danças, ditados populares, cantigas, versinhos tudo que pode ser ensinado, passado de geração para geração!
Então, já que "fui no Itororó beber água e não achei", para comemorar o dia do Folclore no Brasil, deixo uma cantiga de roda que você certamente já ouviu por aí!


E viva o folclore brasileiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguarde em breve seu comentário aparecerá na postagem após ser moderado pelo editor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...