quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Olimpíada de Língua Portuguesa - textos finalistas.


A escola João de Deus está participando da Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro. O Concurso é uma iniciativa do MEC e da Fundação Itaú Social e tem o objetivo de colaborar para o ensino da leitura e da escrita no ensino fundamental e médio. Com o intuito de valorizar a interação de crianças e jovens com seu meio a Olimpíada adota o tema "O lugar onde vivo", tema sobre o qual devem versar os textos.


Nossa escola está participando com um texto de uma aluna da turma 1502. As oficinas de produção, ministradas pela coordenadora Petronilha Alice Meirelles nas turma 1501, 1502 e 1401, resultaram em textos muito bem elaborados, que depois de uma votação na própria turma, de onde saíram os três textos finalistas, deram um trabalhão para a comissão, formada por professores, responsáveis e funcionários, escolher o vencedor.

Produções dos alunos expostas na escola.
A vencedora foi a Aluna Camila Kethelen. Seu texto foi enviado para o Concurso, e portanto não poderemos, por enquanto, divulgá-lo aqui. O segundo e terceiro lugares você poderá conferir aqui!
  • Aluna : Giovanna da Silva Aleixo - 2º lugar na escola

O meu lugar é encantado

O meu lugar é encantado
Tem o Cristo Redentor
Quem conhece o meu lugar?

Meu lugar tem um perfume
É um cheiro e sabor tropical
De tudo que venta por cá!

Tem o Morro do Alemão
Com bondinhos coloridos
No vai pra lá e vem pra cá
Pessoas voam no ar...
Até um príncipe voou por lá!

O meu lugar também tem
A igrejinha da Penha
Em cima  de uma grande pedra
Com degraus cheios de fé
Com marcas de muitos joelhos
Que subiram muito por lá.

O meu lugar pela manhã
Uma bola surge no céu
Lança raios amarelos
Que aquecem com ternura
A vida do meu lugar!

 À  noite no meu lugar
Outra bola surge no céu
Às vezes só meia bola
Ás vezes bola inteira
Ás vezes bola nenhuma
Ela sabe se esconder.
Mas quando surge bem grande...
Como é lindo o meu lugar!!!!!!

  • Bruna de Lima Wyatt- 3º lugar na escola

Encantos do lugar

Meu lugar é encantador!!
Aonde a lua vem brincar
À noite com as sereias
Que encantam os nossos mares!!
Ah! Que lindo é o meu lugar!

Que amanhecer esplendoroso!!
Quando o sol brilha no céu
Tudo se encanta por cá
Os raios clareiam o meu belo lugar!!
Ah! Como é dourado o meu lugar!!

Meu lugar é encantador!!
Tem uma imensa estátua
É o Cristo que abençoa
A todos que andam por cá!!
Ah! Ele abençoa o meu lugar!!

Á noite no alto do morro!!
Que carrega o imenso Cristo
Quem olha para cidade
Vê o encanto das luzes!!
Ah! Como é iluminado o meu lugar!!

Meu lugar é encantador!!
O meu Rio de Janeiro
Rima com fevereiro
Tem carnaval no sambódromo!!!
Ah! Como é alegre o meu lugar!!

A praia de Copacabana
Até a garota tem
É linda e cheia de graça
Toquinho cantou aqui!!
Ah! Como cantam o meu lugar!!

Meu lugar é encantado!!
Tem um povo colorido
Que importa as cores da gente?
Se enfeitam o meu lugar!!
Ah! Que gente bonita vive no meu lugar!!

Eu amo o meu lugar!
Não quero ver preconceito
Quero disseminar a paz
Quero ver gritos de amores!!
Ah! Como é bom o meu lugar!!

Meu lugar é encantado!!
À noite quando espero o sono
Fico pensando nos encantos
Sinto o cheiro do meu lugar!!
Ah! Como é perfumado o meu querido lugar!!

Viu como elas descreveram lindamente o lugar em que vivemos?
Parabéns aos alunos, especialmente para a Bruna e Giovanna!
Camila, estaremos torcendo por você!
Camila Kethelen
destaque agosto - turma 1502 

2 comentários:

  1. Nós também estamos concorrendo com um texto na mesma categoria. Boa sorte pra nós!

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS A TODOS OS ALUNOS QUE LERAM MUITOS POEMAS E PRODUZIRAM MUUUUUUUUUUUUUUUITO! FORAM MUUUUUUUUUUUUUUUUITAS OFICINAS!POETIZAR É ISSO. É DAR ASAS A IMAGINAÇÃO E ENTRAR PARA UM MUNDO EM QUE A TERRA TEM SABOR DE AÇAÍ, TEM UM CRISTO QUE QUER VOAR...O IMPORTANTE É COMPETIR, MAS SE GANHAR...
    BEIJOS ALUNOS DA ESCOLA QUE MORA A POESIA.
    ALICE

    ResponderExcluir

Aguarde em breve seu comentário aparecerá na postagem após ser moderado pelo editor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...